A NOVA NA EXPO 2025

A presença da NOVA na EXPO Osaka 2025, que será na semana “Learning and Playing”, de 23 a 28 de julho de 2025, é possível graças à parceria com a AICEP, que desempenha um papel essencial na promoção de Portugal no cenário internacional.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) é uma das unidades orgânicas da Universidade, dedicada ao ensino e à investigação nas áreas das ciências exatas, ciências biológicas, tecnologias e engenharia.

Na Expo 2025 Osaka, a NOVA FCT apresentará o projeto Património Cultural 360: Preservando e Modernizando o Património Cultural, uma iniciativa que visa salvaguardar e democratizar o acesso à herança cultural nacional, disponibilizando-a online em formatos inovadores e interativos.
O sucesso deste projeto é garantido pelo trabalho de uma equipa multidisciplinar com mais de 50 especialistas, incluindo docentes e investigadores da NOVA FCT.

Para saber mais sobre a NOVA FCT, visite o site oficial.
Para saber mais sobre o Projeto.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) é uma unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, dedicada ao ensino e à investigação nas ciências sociais e humanas.

Na Expo 2025 Osaka, a NOVA FCSH apresentará projetos inovadores ligados ao tema dos Oceanos. Desde 2016, a Faculdade detém a Cátedra UNESCO sobre o Património Cultural do Oceano, que tem sido essencial na construção de narrativas históricas e contextuais sobre o património cultural e natural do oceano, bem como na preservação das memórias a ele associadas.

Entre os projetos em destaque, encontra-se o 4-OCEANS, que investiga a relação entre a vida marinha e as sociedades humanas ao longo da história. Este projeto alcançou um feito notável ao trazer para Portugal a primeira ERC Synergy Grant na área das humanidades, com um financiamento de 1,8 milhões de euros, reforçando o impacto da investigação nacional no estudo dos oceanos.

Para saber mais sobre a NOVA FCSH, viste o site oficial.
Para saber mais sobre a Cátedra.
Saber mais sobre o projeto 4-Oceans.

NOVA School of Business and Economics, anteriormente Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, dedica-se ao ensino e investigação das ciências económicas, financeiras e empresariais.

Para saber mais sobre a NOVA SBE, viste o site oficial.

A NOVA Information Management School (NOVA IMS) assume-se como uma escola de vanguarda na área da conversão de dados em valor tendo como lema “Data With Purpose”, com a ambição de ter impacto no talento que forma, nas organizações públicas e privadas com quem trabalha e na sociedade em geral.

Na Expo 2025 Osaka, a NOVA IMS apresentará projetos relacionados com os Oceanos e projeto emblemático das Smart Cities, que tem como objetivo debater os novos desafios das cidades e dar a conhecer as soluções que vão permitir melhorar a qualidade de vida das pessoas criando cidades mais modernas, eficientes e sustentáveis.

Para saber mais sobre a NOVA IMS, viste o site oficial.
Para saber mais sobre o projeto Smart Cities.

A NOVA Medical School (NMS) é a Escola Médica da Universidade NOVA de Lisboa, com 47 anos de existência.

Para saber mais sobre a NMS, viste o site oficial.

A NOVA School of Law (NSL), anteriormente Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, é uma das faculdades da NOVA, dedicada ao ensino de Direito.

Na Expo 2025 Osaka, a NSL apresentará o seu o Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Oceano (MDEM). Este Mestrado é um programa interdisciplinar, único e inovador dedicado ao estudo das questões relacionadas com a governação do mar e foi distinguido como o melhor do mundo, de acordo com o ranking internacional da Eduniversal.

Para saber mais sobre a NSL, viste o site oficial.
Para saber mais sobre o Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Oceano.

A Escola Nacional de Saúde Pública é uma escola da NOVA vocacionada para estudos pós-graduados e investigação nas áreas da saúde.

Para saber mais sobre a ENSP NOVA, viste o site oficial.

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) é um instituto interdisciplinar de investigação e formação avançada da Universidade NOVA de Lisboa.
Na Expo 2025 Osaka, o ITQB NOVA apresentará vários projetos emblemáticos do Instituto, que ligam Portugal e o Japão, sendo um exemplo “O arroz que nos Une”. Este projeto centra-se na investigação do cultivo do arroz carolino em condições climáticas de seca.
O ITQB NOVA demonstrará, também, as suas capacidades em captar imagens microscópicas artísticas impressionantes.

Para saber mais sobre o ITQB NOVA, viste o site oficial.

O IHMT (NOVA Institute of Hygiene and Tropical Medicine) tem como objetivo contribuir para resolver os problemas globais de saúde, particularmente aqueles que afligem os mais pobres e excluídos em todos os continentes, de forma equitativa e sustentável e com total respeito à diversidade.

Na expo 2025 Osaka, o IHMT apresentará diversos projetos, nomeadamente o Museu do IHMT – o instituto detém um património cultural e museológico médico, científico e artístico únicos no domínio da medicina tropical e saúde pública e desenvolve uma estratégia institucional centrada na sua preservação e divulgação a nível nacional e internacional. O IHMT NOVA apresentará, também, a sua iniciativa de Viajar com Saúde através da Consulta de Medicina do Viajante. O IHMT NOVA apresentará, ainda, o projeto Mosquito Web, uma plataforma de ciência cidadã em que a comunidade participa ativamente na vigilância entomológica, reportando a presença de mosquitos.

Para saber mais sobre o IHMT NOVA, viste o site oficial.
Para saber mais sobre o Museu do IHMT.
Para saber mais sobre as consultas do viajante.
Para saber mais sobre o Mosquito Web.
Para saber mais sobre Blood Less.