
JAPÃO NA UNIVERSIDADE NOVA
Universidade NOVA tem uma forte tradição de investigação e ensino dedicados ao Japão, promovendo o conhecimento sobre a sua cultura, história e língua. Através de diversas iniciativas, procuramos aprofundar a ligação entre Portugal e o Japão, apoiando investigadores, estudantes e o público em geral no acesso a recursos especializados.
Exposição “Ichi-go Ichi-e — Um momento,um encontro” com a Curadoria: José Bértolo e Pedro Alfacinha, de 23 Junho a 31 Julho 2025
Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa
No âmbito da participação da Universidade Nova na Expo 2025 Osaka, e da programação Osaka em Lisboa, o Programa da NovaCultura apresenta uma exposição dedicada às relações entre a fotografia portuguesa e o Japão, com obras de Alice F. Martins, Cláudia Varejão e Patrícia Almeida, e um ciclo de cinema com obras realizadas entre os territórios português e japonês, de André Príncipe e Marco Martins, Aya Koretzky e Cláudia Varejão. A exposição “Ichi-go Ichi-e — Um momento, um encontro” apresenta três séries fotográficas desenvolvidas no Japão por Alice F. Martins, Cláudia Varejão e Patrícia Almeida, explorando diferentes aspectos da sociedade e do território japoneses.
A exposição será acompanhada de um ciclo de cinema, no Auditório da Reitoria, com a exibição, seguida de conversa com os artistas, dos filmes Traces of a Diary (2010), de André Príncipe e Marco Martins, Yama No Anata — Para Além das Montanhas (2011), de Aya Koretzky, e Ama-San (2016), de Cláudia Varejão.
CULTURA JAPONESA @NOVA
No âmbito das atividades de investigação do CHAM – Centro de Humanidades, a Universidade NOVA desenvolve um conjunto de eventos e iniciativas culturais sobre o Japão, coordenados pelo docente João Paulo Oliveira e Costa. Estes eventos incluem conferências, exposições e colóquios que exploram a relação histórica entre Portugal e o Japão, bem como aspetos contemporâneos da cultura nipónica. Destacamos João Paulo Oliveira e Costa, professor catedrático e diretor do CHAM, que se dedica ao estudo das relações luso-nipónicas, destacando-se pela sua vasta obra historiográfica sobre o Japão. Foi presidente da Associação de Amizade Portugal-Japão e, pelo seu contributo, recebeu a Ordem do Sol Nascente do Imperador do Japão. Alexandra Curvelo, professora catedrática e investigadora de referência, estuda as interações culturais entre Portugal e o Japão, com enfoque na arte Nanban. Tem colaborações com instituições japonesas e foi distinguida pelo Embaixador do Japão pelo seu papel na promoção dos estudos luso-japoneses.
Descubra mais sobre os nossos projetos e junte-se à nossa comunidade dedicada ao estudo do Japão na Universidade NOVA no mais recente podcast “Um diàlogo com séculos” disponível nas plataformas habituais.
APRENDA JAPONÊS
Para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre a língua e cultura japonesas, a Universidade NOVA oferece vários recursos e cursos dedicados. Estes programas permitem aos estudantes desenvolver competências linguísticas e compreender melhor a sociedade e tradições do Japão, contribuindo para o fortalecimento das relações académicas e culturais entre os dois países.
Para mais informações consulte o Instituto de Línguas da NOVA.